Nesta aula eu apresento brevemente o que é programação estruturada, explicando os conceitos de sequência, seleção e iteração. Abaixo, os slides de aula e as classes Java utilizadas nos exemplos.
Classe Sequencia
/** * Para fins de organização, é uma convenção que os códigos de um projeto * Java sejam organizados em pacotes. */ package br.edu.ifms.lp1.aula02; /** * Exemplo de sequência. * @author Prof.º Sidney */ public class Sequencia { /** * O método <b>main</b> de uma classe Java contém o código a ser * executado primeiramente no programa. * @param args the command line arguments */ public static void main(String[] args) { /** * As linhas abaixo contém a sequência de tarefas as quais o nosso * programa executa. */ int numero1 = 1; int numero2 = 2; int resultado = numero1 + numero2; System.out.println(numero1 + " + " + numero2 + " = " + resultado); double divisor = 7.43; double resultadoPontoFlutuante = resultado / divisor; System.out.println(resultado + " / " + divisor + " = " +
resultadoPontoFlutuante); } }
Classe SelecaoIf
/** * Para fins de organização, é uma convenção que os códigos de um projeto * Java sejam organizados em pacotes. */ package br.edu.ifms.lp1.aula02; /** * Exemplo de seleção <b>if</b>. * @author Prof.º Sidney */ public class SelecaoIf { public static void main(String[] args) { long numeroAleatorio = System.currentTimeMillis(); System.out.println(numeroAleatorio); if(numeroAleatorio % 2 == 0) { // Se o número aleatório for um número par, então: System.out.println("O numero aleatorio e um numero par!"); } else { // Senão, o número aleatório só pode ser um número ímpar! System.out.println("Na verdade, o numero aleatorio e um numero ímpar!"); } } }
Classe SelecaoMultipla
/** * Para fins de organização, é uma convenção que os códigos de um projeto * Java sejam organizados em pacotes. */ package br.edu.ifms.lp1.aula02; /** * Exemplo de seleção múltipla. * @author Prof.º Sidney */ public class SelecaoMultipla { public static void main(String[] args) { //Escolhe aleatoriamente um número entre [0..9] long numeroAleatorio = System.currentTimeMillis() % 10;
// Se o número aleatório for divisível por 2, então: if(numeroAleatorio % 2 == 0) { System.out.println("O numero aleatorio e divisivel por 2!"); } else if(numeroAleatorio % 3 == 0) { // Se o número aleatório for divisível por 3, então:
System.out.println("O numero aleatorio e divisivel apenas por 3!"); } else if(numeroAleatorio % 5 == 0) { // Se o número aleatório for divisível por 5, então: System.out.println("O numero aleatorio e divisivel apenas por 5!"); } else if(numeroAleatorio % 7 == 0) { // Caso contrário, o número só pode ser divisível por 7: System.out.println("O numero aleatorio e divisivel apenas por 7!"); } else { System.out.println("So pode ser o numero 1!"); } } }
Classe SelecaoSwitch1
/** * Para fins de organização, é uma convenção que os códigos de um projeto * Java sejam organizados em pacotes. */ package br.edu.ifms.lp1.aula02; /** * Exemplo de seleção com <b>switch</b>. * @author Prof.º Sidney */ public class SelecaoSwitch1 { public static void main(String[] args) { //Escolhe aleatoriamente um número entre [0..9] int numeroAleatorio = Math.abs((int)System.currentTimeMillis() % 10); switch(numeroAleatorio) { case 0: System.out.println("Sorteou o numero 0"); break; case 1: System.out.println("Sorteou o numero 1"); break; case 2: System.out.println("Sorteou o numero 2"); break; case 3: System.out.println("Sorteou o numero 3"); break; case 4: System.out.println("Sorteou o numero 4"); break; case 5: System.out.println("Sorteou o numero 5"); break; default: System.out.println("Sorteou um numero entre [6..9]"); } } }
Classe SelecaoSwitch2
/** * Para fins de organização, é uma convenção que os códigos de um projeto * Java sejam organizados em pacotes. */ package br.edu.ifms.lp1.aula02; /** * Exemplo de seleção com <b>switch</b>. * @author Prof.º Sidney */ public class SelecaoSwitch2 { public static void main(String[] args) { //Escolhe aleatoriamente um número entre [0..9] int numeroAleatorio = Math.abs((int)System.currentTimeMillis() % 10); System.out.println(numeroAleatorio); switch(numeroAleatorio) { case 1: System.out.println("O numero sorteado e divisivel apenas por 1"); break; case 2: case 4: case 6: case 8: System.out.println("O numero sorteado e divisivel por 2"); break; case 3: case 9: System.out.println("O numero sorteado e divisivel apenas por 3"); break; case 5: System.out.println("O numero sorteado e divisivel apenas por 5"); break; case 7: System.out.println("O numero sorteado e divisivel apenas por 7"); break; } } }
Classe IteracaoWhile.java
/** * Para fins de organização, é uma convenção que os códigos de um projeto * Java sejam organizados em pacotes. */ package br.edu.ifms.lp1.aula02; /** * Exemplo de iteração com <b>while</b>. * @author Prof.º Sidney */ public class IteracaoWhile { public static void main(String[] args) { int x = 1; while(x <= 10) { if(x % 3 == 0) { System.out.println(x + " e divisivel por 3!"); } else { System.out.println(x + " nao e divisivel por 3!"); } x = x + 1; } } }
Classe IteracaoDoWhile
/** * Para fins de organização, é uma convenção que os códigos de um projeto * Java sejam organizados em pacotes. */ package br.edu.ifms.lp1.aula02; /** * Exemplo de iteração com <b>do-while</b>. * @author Prof.º Sidney */ public class IteracaoDoWhile { public static void main(String[] args) { int x = 11; do { if(x % 3 == 0) { System.out.println(x + " e divisivel por 3!"); } else { System.out.println(x + " nao e divisivel por 3!"); } x = x + 1; }while(x <= 10); } }
Classe IteracaoFor
/** * Para fins de organização, é uma convenção que os códigos de um projeto * Java sejam organizados em pacotes. */ package br.edu.ifms.lp1.aula02; /** * Exemplo de iteração com <b>for</b>. * @author Prof.º Sidney */ public class IteracaoFor { public static void main(String[] args) { for(int x = 1; x <= 10; x = x + 2) { if(x % 3 == 0) { System.out.println(x + " e divisivel por 3!"); } else { System.out.println(x + " nao e divisivel por 3!"); } } } }
Nenhum comentário:
Postar um comentário